Lançamento de meu Blog 

" Pedalando Histórias"

11/04/2020





Boa tarde à todos,


Dou inicio à este Blog com intuito de contar um pouco sobre o inicio de meu contato com a bicicleta, e  meus pedais, esporte este que adotei a pouco mais de três  anos e acabou, por uma serie de motivos se tornando como principal atividade esportiva e dentre eles em primeiro lugar por ter percebido que com pouco tempo obtive uma grande melhora em qualidade de vida, por ter conhecido na grande maioria pessoas e companheiros de excelente índole e gerando com alguns  uma verdadeira amizade chegando na extensão das nossas famílias. Não menos importante o que sempre prezei e muito que são: estar em meio a natureza (estradas vicinais e descobrindo vilarejos, cidades de pequeno porte, a humildade e aconchego destes moradores), novas culturas e os desafios que tudo isto me apresenta a esta altura de minha vida aos 64 anos e graças a Deus ainda com muita vitalidade onde me arrisco a crer e dizer que pretendo seguir e continuar pedalando e aprendendo com os amigos mais experientes (aos quais muito me incentivaram e me ajudaram) ainda por muitos anos.

Agradeço ao Antônio Heil e Lulis pela ajuda e dedicação na formação deste Blog pois não teria conseguido sem eles. Agradeço também pelas importantes dicas na sequencia dos pedais as quais me ajudaram e ajudam muito a não desistir mas sim a superar os desafios que vão surgindo a cada pedal sempre programado, projetado e calculado na maioria pelo Antônio Heil (e é claro que sempre tem que ter uns "morrinhos" como costuma dizer) mas a cada um vencido me deixa mais feliz e confiante para seguir em frente. 

Não poderia deixar de agradecer também a outro Amigo, Márcio Pereira que depois de muitas lamentações de dores e entravamento muscular muito insistiu e me incentivou para começar a pedalar argumentando com muita convicção que todos os meus problemas iriam melhorar inclusive quanto a diminuição de peso (que cheguei a perder 19,5 kg), porem reafirmou que tudo iria desaparecer a partir do momento que começasse a pedalar com compromisso e seriedade, isto por que o mesmo aconteceu com ele e teve um excelente resultado. 

Assim comecei com o primeiro pedal com ele percorrendo meus primeiros 12 km e cheguei acabado, morto e fiquei praticamente dois dias sem andar direito mas continuei acreditando e gradativamente fui aumentando meus percursos e hoje posso me sentir agradecido por que melhorei muito em todos os sentidos e já tenho um recorde meu de 213 km no mesmo dia (que para muitos não é tão  significativo) mas para mim ainda é um grande feito e já tive a oportunidade de realizar pedais vistos como desafiadores em nossa região sejam de longo percurso como também médios porem com média e alta altimetria. Fiz o curso de mecânica de bike com o André da Federação Catarinense de Ciclismo  para entender um pouco melhor o conceito de construção de uma bike (curso que todo ciclista deveria fazer) e continuo com os dois pedais durante a semana quando possível com algum dos grupos que faço parte e  nos finais de semana também quando possível  um mais longo com mais desafios que normalmente programados por quem estiver disponível, Antônio Heil, Luiz Carletto e Márcio Pereira e com os famosos morrinhos é claro.

Com ajuda e paciência de Antônio Heil alem das muitas dicas de peças, acessórios  e outros   consegui transformar minha bike GT para em uma Bike completa para Cicloturismo (comprei outra para pedais normais), e iniciar viagens mais longas onde será possível curtir do jeito que gosto ainda mais (que fazer pedais normais de 3 a 8 hs.) que é estar em meio a natureza por mais tempo e quando possível inclusive acampando ou mesmo ficando em pousadas. Fiz com mais três amigos (Márcio, Carletto e Sergio) um teste de um final de semana (vale das nascentes divinas) para testar os equipamentos, foi fantástico, muito gratificante e incentivador e agora estamos iniciando de vagar alguns desafios de percursos mais longos com duração de mais de um dia.

Bem, fiz esta introdução pela primeira e última vez com a expectativa de não querer mostrar ou aparentar nada mas sim poder despertar em outras pessoas sejam mais jovens ou como também da melhor idade como eu a descobrir o quanto pode ser prazeroso sair "Pedalando Histórias", desfrutar de novas experiências, gerar novas amizades, fazer uma própria introspecção (pois as vezes é muito bom pedalar sozinho para refletir), conhecer novas culturas, passar por novas aventuras e tudo isto com apenas sua Bike ou com seus amigos e com um custo muito baixo alem de não agredir a natureza.

Assim relato abaixo uma nova e desafiadora experiencia para mim que foi o pedal de dois dias onde através do convite do Antônio Heil iniciamos e concluímos 3 etapas do Circuito do Vale Europeu onde o mesmo foi programado pelo próprio Antônio que já o tinha feito completo em 2008. Ficará para uma proxima programação mais três dias para concluirmos este renomado Circuito do Vale Europeu o qual recomendo por ser um percurso paradisíaco repleto de rios, lindas paisagens, pontos culturais, lindas casas em Enxaimel onde passaram varias gerações e continuam muito bem conservadas, por muitos "morrinhos" e ainda pode-se encontrar aconchegantes pousadas com baixo custo.

Vale Europeu de Cicloturismo. Roteiro do 1º dia, 14/03/2020



Conforme comentei acima tudo já tinha sido programado pelo Antonio Heil devido a sua experiencia já do percurso e assim ele passou em minha casa pelas 5:30 do dia 14/03, sábado onde partimos em seguimos em seu carro em direção ao Timbó Park Hotel onde deixaríamos o carro, faríamos o nosso passaporte para o Circuito do Vale Europeu, teríamos o primeiro carimbo certificando que estaríamos iniciando o primeiro percurso  com destino a Rio dos Cedros e Pomerode onde nos encontraríamos com nossas esposas Fátima e Margarete que partiriam  no sábado a tarde e chegariam na pousada da simpática e acolhedora D. Maria (47) 99133-0142 em Pomerode, pousada simples, com boas acomodações porem sem o café da manhã (mas o preço compensa), mas o fizemos em uma panificadora que fica praticamente em frente.   

Com as Bikes prontas em frente ao Timbó Parque Hotel seguimos para o inicio de nosso esperado percurso.  




Como não poderíamos deixar passar em branco fizemos uma parada no restaurante Thapyoka onde é o ponto de referencia e inicio oficial do Circuito alem de poder presenciar uma agradável vista da cachoeira e ponte turística.  










Após este encantador cenário partimos pelo centro de Timbó através de ciclovias até chegar a estrada de chão denominada como Rua Aristiliano Ramos, e que após uns 3 km. chegamos em outra estrada de chão, Rua Tiroleses.


Casa antiga combinando com a natureza local






Primeira parada do dia para o lanche matinal. Capela Sagrado Coração de Jesus




Na passagem por Rio dos Cedros, parada na loja de bikes Demarchi, para regulagem do câmbio traseiro da bike do Dal'Ri. Indicação de um menino que nos acompanhou por parte do caminho e que estava também com problema no câmbio traseiro. 


Desde a entrada da cidade até o acesso à direita para a rua Carolina ou Rio Ada, foram uns 6 km. de muito calçamento e um pouco de asfalto.


Ponte sobre o rio dos Cedros.



Casa da família Mengarda, com 120 anos de construção. Informações obtidas com uma das herdeiras (terceira geração), que mora na casa. Fica  próxima da capela de Nossa Senhora da Glória.





Ponte coberta no Rio Ada, um bom lugar para se refrescar, pois o calor estava muito forte.






Igreja Evangélica em Rio Ada.




Nessa localidade, encontramos os 4 gaúchos que vimos rapidamente na nossa saída lá no Restaurante Thapyoka. Conversamos um pouco no bar que paramos para um refrigerante e compra de água e que já estava fechando, bem próximo do meio-dia. Um casal, na faixa dos 65 anos, estava com bikes eletro assistidas ou e-bikes, que logo mais a frente, aonde começou a serra, subiram na maior tranqüilidade e nós sofremos bem mais com certeza.


A subida em si, tem uns 2,7 km. e chega a 416 m. de altitude. Com o calor do dia, chão muito seco e um pouco de pedra solta, foi um pouco difícil de chegar até o topo. Aí encontramos uma tenda armada, com frutas e água, por uma empresa de turismo de bike de Timbó, que estava levando alguns paulistas para realizar o circuito. 
Foi minha salvação, chegamos ao topo onde pude me sentar e descansar da famosa subida do Rio Ada.


Após algumas descidas chegamos no cruzamento à direita.


Nesse ponto um belo descidão de uns 2,5 km., iria no jogar na rota  das casas em Enxaimel.



Casa Siewert, construída em 1913.




Como já passava das 13:30h. e ainda não tínhamos feito a parada de lanche/almoço, encontramos uma residência em construção com bastante árvores/sombras e gramado na frente. conhecemos um Sr. alemão no outro lado da rua, muito atencioso, que parou com o que estava fazendo para ir buscar água fresca para nós e perguntamos se poderíamos subir na pequena rampa até o local da casa em frente. Disse que não era o proprietário, mas não teria problema. Após um lanche e um breve descanso, pois o sol estava bastante forte nesse horário.

Chegamos em Pomerode pelo Portal do Imigrante Wolfang Weege (lado norte da cidade).






Ao chegarmos no centro de Pomerode, demos uma passada rápida na Osterfest, que é a Festa da Páscoa e que resgata as tradições alemãs. Nesse ano tem um ovo assinado por Romero Britto, com altura de 15 m. Tem também uma árvore da Páscoa (Osterbaum) com 100.000 cascas de ovos.








Após registrarmos o momento final do primeiro dia fomos para a pousada da D. Maria aonde nos apresentamos (o Antônio já tinha estado em 2008), fomos para os apartamentos para tomar um belo e merecido banho e em seguida fomos até a Pousada Max para carimbar o nosso passaporte para comprovar o cumprimento deste primeiro dia. 
de volta a pousada demos uma descansada até a chegada de nossas esposas Fátima e Margarete conforme combinado.

A noite para relaxar fomos até uma Pizzaria fantástica, a Tarthurel Pizzaria na mesma rua da pousada e é claro acompanhado de um bom vinho.
Agradeço pelo esforço e desprendimento das nossas esposas por terem se deslocado de Joinville para nos encontrar e confraternizar deste momento importante para nós cicloturistas.


Fotos: Dal´Ri e Antônio Heil.
Km. do dia: 52
Altimetria máxima: 416mts.
Altimetria mínima: 64mts.
Roteiro (Track): Veja aqui
Link Strava: Veja aqui

Comentários

  1. Parabéns Dal'ri por ter se empenhado em aprender a construir o seu blog. Como já tenho um desde 2011, sei que esse é um aprendizado constante. Além de companheiro de pedal, terei alguém com outra visão e relatos diferentes, dos caminhos, que juntos ou não, doravante percorreremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo seu relato, pela paciência e companheirismo, mas prefiro acreditar iremos juntos percorrer estes novos caminhos, obrigado.

      Excluir
  2. Boa paizão, parabéns pelo Blog e pelas pedaladas 👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Filhão, quem sabe ainda não fazemos um destes juntos, seria muito legal.

      Excluir
  3. Parabéns amigo, fiquei muito feliz quando recebi o link do seu blog, sucesso sempre em suas pedaladas, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marcelo, obrigado e quem sabe ainda vamos dar um pedal juntos por aí ou por aqui, he he... Abraço,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog