Vale Europeu de Cicloturismo.     Roteiro 2 e 3,  

15/03/2020


Depois de na noite anterior ter nos deliciado com uma magnifica pizza e um bom vinho e seguido de uma boa e merecida noite de sono pulamos cedo da cama, tiramos as bikes da garagem que a D. Maria nos cedeu, demos uma revisada nas bikes nos despedimos da D. Maria que muito bem nos acolheu, das nossas esposas que nos agraciaram com a visita para comemorarmos esta primeira etapa juntos e partimos para a panificadora para tomar um café da manhã uma vez que a pousada não serve café. 

Após um bom café matinal seguimos pelo centro de Pomerode até encontrar o marco de inicio oficial do percurso.


Programação deste 2º dia de pedal:



Chegar ao meio dia em Indaial onde encerraria o roteiro 2, concluir o roteiro 3 em Rodeio e ainda chegar no Timbó Park Hotel para pegar o carro, carregar as bikes e retornar para Joinville.       







As 7:45hs partimos do marco inicial para nosso último dia de pedal.




Seguimos através do bairro Wunderwald e depois de 6 km do ponto oficial de partida deste segundo roteiro, começaram a surgir os amiguinhos do Antônio Heil, os famosos " morrinhos", um primeiro de altimetria mais alta e um segundo um pouco mais baixo mais também de respeito, tendo no ponto mais alto 322 mts de altitude. Ainda bem que foi no início onde a pizza ainda estava ajudando, he he... segundo o Antônio seria onde seríamos mais exigidos nesta neste roteiro.

Uma bela paisagem para contemplar e compensar os "morrinhos".









Chegando na localidade do Vale do Selske seguimos através de um trecho bonito, arborizado e plano até chegarmos na SC-421 (asfalto de ligação entre Pomerode a Blumenau). 











Depois de 1 km pedalando no asfalto dobramos à esquerda sentido a regiao conhecida como "Mulde", depois de quase 1 km depois da saída do asfalto avistamos uma visagem, é isso mesmo, era um belo pé de goiabas onde enchemos os bolsos e estavam muito boas. foi a hora certa para o primeiro lanche do dia já que beirava as 10:00hs.












Depois de mais 9 km, numa subida e acompanhando um ribeirão e a procura de um lugar para nos refrescar encontramos um lugar apropriado embaixo de uma ponte o lugar perfeito para ficarmos descalços, colocar as pernocas na água gelada e pudemos dar uma bela de uma relaxada, pois o calor estava forte e mostrando o que encontraríamos pela frente.





Conforme previsto pelo Antônio chegamos na hora do Almoço em Indaial através de uma das entradas principais que é a da Ponte dos Arcos.






Em Indaial tivemos uma baita surpresa, devido a ser um domingo e a cidade ser relativamente pequena tivemos dificuldade para encontrar um restaurante para almoçar, todos fechados e por sorte antes de continuar procurando por um restaurante resolvemos procurar o Hotel Larsen para obter o nosso merecido carimbo uma vez que em Indaial encerrava a segunda etapa ou roteiro, digo sorte por que quando chegamos no Hotel o mesmo já estava fechado e graças a uma pessoa que estava sentada na frente do hotel o Antonio com jeitinho especial chegou aos fundos do Hotel e o proprietário que já estava indo embora veio, abriu a porta da frente, nos recebeu muitíssimo bem, nos serviu água gelada para nossas garrafas e nos deu uma lamentável notícia de que seu pai havia falecido a uma semana. Carimbamos o passaporte agradecemos pela hospitalidade e seguimos a procura de um lugar para almoçar. depois de pedalar mais um pouco localizamos um restaurante pequeno onde só estavam ainda os  funcionários almoçando e aproveitamos para almoçar e seguir viagem.



Imagem do Rio Itajaí-açú e ao fundo Ponte Victor Konder.






Local do término oficial do roteiro do 2º dia.



Conforme o Antônio Heil tinha programado e o tempo estava dentro do esperado incluímos o ROTEIRO 3 do Circuito do Vale Europeu neste mesmo dia e assim as 14:30hs seguimos rumo ao bairro Warnow com um sol extremamente forte, mas teríamos um bom trecho ainda pela frente até chegar em Rodeio onde completaríamos este roteiro e assim não poderíamos esperar mais.


Rio Itajaí Açú





Casa antiga se perdendo no tempo.





Ponte pencil do Warnow que liga o bairro a BR-470 e devido aos desníveis no percurso e comprimento da mesma é dotada de sistema como semáforo eletrônico, muito prático e seguro.








Casa antiga




  
Depois de uns bons km embaixo de um sol escaldante encontramos um bar e que para nossa sorte encontramos um armazen onde chupamos 2 deliciosos picolés de coco cada um, fizemos a reposição de água, contamos um pouco de historias que vieram na memória enquanto assistíamos o dono jogar uma partida de sinuca e após um merecido descanso seguimos viagem.



Ponte coberta do bairro





Após a passagem pela ponte coberta seguimos por mais 11 km de estradão até chegarmos na cidade de Ascurra. vale lembrar que sofremos neste percurso com as famosas "costelas de vaca", o terror dos ciclistas e cicloturistas.




Quando chegamos em Ascurra, entramos em seguida à esquerda e depois da ponte sobre o Rio Itajaí-Açú, na BR-470. Até chegar em Rodeio são alguns quilômetros de muito paralelepípedo (+ ou - 4 km). 
Chegamos a Pousada Cama e Café Stolf onde fomos muito bem atendidos (apesar de já ser um pouco tarde e a pousada já estar fechada pelo fato de ser domingo e de nao ter mais ninguem hospedado) pelo proprietário Marcelo. Validamos o carimbo no passaporte, aproveitamos para encher as garrafas de agua gelada e seguimos viagem. 


Fotos: Dal´Ri e Heil.
Km do dia: 81
Altimetria máxima: 322mts.
Altimetria mínima: 52



Conforme o nosso programa ainda teríamos que pedalar até chegar no Timbó Park Hotel para pegar o carro do Antônio Heil (que deixamos estacionado no inicio do percurso no sábado) e voltar para Joinville. Partimos da Pousada em Rodeio as 17:30hs e depois de mais 17 km chegamos as 18:50hs no Hotel em Timbó. Apesar do já cansaço acentuado foi um percurso plano sobre asfalto  e um acostamento em excelentes condições.


Km. deste trajeto: 17 km.
Altimetria máxima: 116 mts.
Altimetria mínima: 69mts.
Track: Roteiro 2 e 3: Aqui
Link Strava: Veja Aqui

Chegamos em Joinville as 21:30, apesar de cansados foi uma viagem tranquila mas o mais importante realizados e com sentimento de mais uma meta importante cumprida. Vai meu agradecimento ao Antônio Heil pelo convite, ajuda, dicas e agradável companhia. 
E agora vamos programar a última etapa para concluirmos os últimos roteiros deste fantástico Vale Europeu.







Comentários

  1. Um dia especial pra relembrar muita coisa. Primeiro a passagem pelo trajeto em 2008. Depois a parte que envolve os morrinhos e o Vale do Selske eu percorri em 2011, fazendo a viagem de Joinville a Erechim com 625km. Muito calor a tarde, uma suspensão que derreteu os elastômeros e ficou batendo no calçamento de pedra, enfim um dia que foi bem cansativo, mas o prazer de voltar a fazer aquilo que gosto tem outra dimensão na vida. Obg. Dal'ri pela companhia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente apesar do sol escaldante foi um dia muito especial por tudo o que presenciamos. Sinto por você ter ficado sem suspensão na bike e imagino a vibração que deve ter passado para o corpo quando passamos pelas famosas "costelinhas de vaca" e pelos vários km de calçamento e por sinal ruins.

      Excluir
  2. Olá, Dalri!

    Parabéns pela iniciativa. O layout e conteúdo estão muito bom!!!
    Bela iniciativa. Continue nessa caminhada.

    Abraços,
    Thaís Rossi Heil

    ResponderExcluir
  3. P.S.: Conheço o Papai Smurf que está ao seu lado...kkkkk :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog